A
Evolução Espiritual da Humanidade
(O Influxo Divino e A Pluralidade
das Existências)
LAO-TSÉ
(ou LAO-TZU)
(Cerca de 604 a.C. - China)
“Nas
profundezas do Insondável jaz o Ser.
Antes
que o céu e a terra existissem, Já era o Ser.
Imóvel,
sem forma.
O
Vácuo, o Nada, berço de todos os Possíveis.
Para
além de palavra e pensamento está o Tao,
origem
sem nome nem forma, a Grandeza,
a
Fonte eternamente borbulhante:
O
ciclo do Ser e do Existir”.
Lao-Tsé
Mestre chinês Erh Dan Li ou
Lao Tsé ("O Velho Mestre")
Nascido em Li-Erl, filho de uma
humilde família chinesa; sua peregrinação pelo país em constante aprendizado,
sua conscientização dentro de um elevado saber, sua consagração como superior
dos Lamas e chefe espiritual de toda a China.
Lao Zi (em chinês: 老子, transl. Lǎozi - pronunciado
como Láu‑tz, em mandarim) também escrito
Laozi, Lao Tzu, Lao Tsé, Láucio, Lao Tzi, Lao Tseu ou Lao Tze foi um famoso filósofo e alquimista chinês. Sua imagem mais conhecida o representa
sobre um búfalo, o processo de domesticação deste
animal é associado ao caminho da iluminação nas tradições zen budistas.
Segundo o texto de Wu Jyh Cherng:
“Muitos anos depois, teve sua ascensão
no deserto de Gobi, durante a qual emanou raios de luz em cinco cores,
transformando-se em corpo de luz dourada e desaparecendo no céu.”
“Após sua ascensão, retornou novamente
à terra encarnado como filho único do senhor Li Po Yang da província Shu.” Seu discípulo Yi
Shi, o oficial da fronteira, o reencontrou na aldeia da família Li. Diante
dele a criança de três anos de idade revelou sua verdadeira imagem. Seu corpo
cresceu, transformando-se em luz dourada branca. “Lao Tse pronunciou mais um
ensinamento: o Tratado Maravilhoso do Princípio Solar do Tesouro do Espírito
(Ling Bao Yuan Yang Miao Ching). Após concluir seu ensinamento, os duzentos
membros da família Li ascencionaram seguidos por Lao Tse e Yi Shi. Isso
aconteceu no dia 28 de abril de 1118 A.C.”
“Depois do segundo nascimento e
ascensão, Lao Tse ainda retornou inúmeras vezes para transmitir os ensinamentos
e para ordenar as novas tradições. Por isso, é chamado pelos taoístas como Sublime
Patriarca do Caminho.”
Lao Tsé, sem dúvidas, foi um dos mais elevados seres entre os
que viveram na terra, tendo legado à humanidade uma obra imortal o Tao
Te Ching que atravessou milênios chegando até os nossos dias com o
mesmo valor de há 2600 passados. Não se trata de um livro volumoso, pois não é
uma obra enciclopédica e sim apenas uma coletânea de 81 pequenos aforismos, mas
que representam um imenso manancial da sabedoria comum aos Grandes Mestres da
humanidade.
Os ensinamentos de Lao Tsé expressos no Tao Te King representam para o povo chinês aquilo que os
ensinamentos de Jesus representa para o mundo ocidental. Por certo o Tao Te Ching e a Bíblia são as duas
obras editadas em maior número de volumes e de línguas.
Sabe-se com certeza que Lao Tsé (Lao Tzu)
viveu na China, porém há muitas divergências quanto à data exata. Realmente há
dúvida se a data do nascimento de Lao Tzu
seja aquela citada pela maioria dos autores, desde que os dados sobre a vida
desse Mestre se baseiam em mitos e lendas.
Sobre a infância de Lao
Tsé pouco se sabe comprovadamente. Há uma obra chinesa muito antiga chamada
Shi Chi (Apontamentos Históricos) que
diz que Lao Tsé, cujo nome real era Erh Dan Li.
Ele teria nascido no sul China numa região chamada Ch'u, em torno do ano 604 a.C. Além da referida obra pouco se sabe
de fonte comprovada sobre sua vida, além dos versos do Tao e Ching. Algumas
lendas atribuem haver ele nascido entre 600 e 300 a.C..
Dizem os mitos que Lao-Tzu
tinha uma personalidade marcante e dotada de grande afabilidade e inteligência
e que recebeu tudo o que o seu pai poderia oferecer-lhe em conhecimentos. Por
sua dedicação aos estudos e pelo carisma que detinha, lhe foi facilitado o ter
se tornado discípulo de grandes mestres de sua época.
Todos os mitos dizem Lao
Tsé haver sido um ser excepcional e até mesmo existe uma lenda que diz
haver ele sido “concebido imaculadamente por uma estrela cadente”
e permanecido no ventre materno por 62 anos, até que surgiu na
terra no ano 604 a.C. já com a cabeleira branca.
Fontes confiáveis atribuem a Lao-Tsé a missão de haver sintetizado o Monismo numa doutrina que recebeu o
nome de Taoísmo, em parte numa obra milenar conhecida pelo nome de Tao Te Ching.
De acordo com a tradição, Lao Tsé foi contemporâneo de Kung Fu Tsé (Confúcio) de
quem foi discípulo após haver vivido na China durante 80 anos se dirigiu para o
Tibet tendo antes deixado um pequeno livro, o Tao Te Ching que haveria de se
constituir a síntese do pensamento Monista chinês.
Não há bastante evidência histórica de alguém de grande
influência que haja vivido na China com o nome de Lao Tzu no 6º século a.C., porém há registros históricos (Shih-chi)
de Su-ma Ch'ien do 2º século a.C. que citam um arquivista do Tribunal de Chou e
que pessoalmente instruíra Kung Fu Tzu (Confucius). Mas essa afirmação é
incompatível com outras crônicas que datam a morte de Lao Tzu meio um século
antes do nascimento de Confúcio.
De acordo com a Tradição, Lao
Tzu foi o guardião dos arquivos do tribunal imperial e que aos oitenta anos
partiu para a fronteira ocidental de China, onde é agora o Tibet, entristecido
e desiludido com as pessoas que estavam pouco dispostas a seguirem o caminho da
bondade natural.
Entre os autores chineses há também aqueles que dizem que Lao Tsé se tornou o guardião dos
Arquivos Imperiais de Loyang (província chinesa de Honan), onde
viveu até a idade de 160 anos, quando, então, enojado com a hipocrisia e a
decadência da época, decidiu-se a procurar a virtude em um ambiente mais
natural. Vemos, portanto, que a data específica de nascimento de Lao Tzu é desconhecida desde que grande
parte da sua vida e obra se baseia em lendas. É a Lao Tzu atribuída a autoria do “Tao-Te
Ching” (tao-significando o modo de toda a vida; te-significando o ajuste de
vida pelo homem; e ching-significando texto ou clássico).
Nem mesmo se tem certeza de que o verdadeiro nome do autor do Tao Te Ching haja sido Lao Tzu; e sim Erh Dan Li. Lao Tzu seria
apenas um apelido, não o seu nome real. Lao Tzu seria apenas de um título honorifico cujo significado seria “O
Velho Mestre”. Esta afirmativa tem como base um mito que diz que o termo
“Velho Mestre” tem como base o fato dele haver nascido já com uma cabeleira
branca, portanto, como um homem velho. Também se pode considerar que, no
contexto de ensinar e aprender, a palavra “mestre” pode significar “O Estudante
Velho” tal como na língua japonesa o nome “roshi” significa mestre de ensino de
Zen.
Assim como o nascimento de Lao Tsé é envolto em certo grau de mistério, mais ainda a
sua morte. Na verdade oficialmente nada mais se sabe dele após haver saído da
China, mas há uma lenda que ele partiu da terra com a idade de 162 e
transformou-se em um dragão.
Com certeza Lao Tsé
viveu por muitos anos na China até que decidiu partir em direção a uma
região que hoje constitui o Tibet. Foi nessa viagem que
ele ao atravessar a fronteira da China, em Hank Pass, um guarda chamado Yin Xi (Yin Hsi), lembrou-lhe que
possivelmente todos os seus ensinamentos logo cairiam no esquecimento se alguma
coisa não ficasse gravada, e assim pediu-lhe que, antes de abandonar a
fronteira da China, deixasse alguns ensinamentos básicos registrados por escrito
a fim de tudo aquilo que havia transmitido durante tantos não caísse no
esquecimento, para que pelo menos em parte pudessem ser preservados para a
posteridade. Lao Tzu, que antes
jamais aceitara escrever os ensinamentos por admitir que a observação
da natureza era um mestre bem mais confiável do que as palavras dos homens,
mesmo assim resolveu atender ao pedido do guarda e redigiu
numa coletânea de 81 versos a síntese de sua sabedoria.
A OBRA DE LAO TZU - O TAO TE CHING
Tao
- significando o modo de toda a vida;
Te - significando o
ajuste de vida pelo homem; e
Ching
- significando texto ou clássico.
A Doutrina Taoísta, que tem sua essência representada pelos 81
versos do Tao Te Ching ou Tao Te King, surgiu a mais de 2600 anos
atrás.
Lao
Tsé, seu fundador, acreditava que pela simplicidade de ser, o homem
poderia encontrar seu caminho para a verdade.
Os ensinamentos de Lao Tsé
expressos no Tao Te King representam
para o povo chinês aquilo que os ensinamentos de Jesus representa para o mundo
ocidental.
De acordo com a lenda, Lao
Tzu era um arquivista da corte imperial e que aos 80 anos deixou seu cargo
e saiu da China triste e desiludido em direção ao Tibet. Mas também há os que
afirmam que o Tao Te Ching é apenas uma compilação de versos escritos por
vários pensadores que genericamente usavam o título de Lao Tzu. Também existe afirmativa de que o Tao Te Ching provavelmente é uma compilação, ou antologia, de
declarações de vários escritores e escolas de pensamento datando do 3º século
a.C...
Coerentemente com a sua maneira de pensar ele não escreveu
princípios doutrinários, e sim aforismos (versos) de forma tal que pudessem ser
adaptados por qualquer pessoa ante diversas situações.
Algo aplicável a tudo e a todos, um escrito de forma genérica e não especifica;
um texto de natureza aberta que não possibilitasse uma forma textual capaz de
ser desvirtuado intencionalmente, ou simplesmente ser
deformado pelas traduções. Assim nasceu o fabuloso Tao Te Ching, um livro de conhecimentos
profundíssimos embora pouco volumoso desde que nele constam 81 aforismos em
forma de versos, que mostram uma maneira de aplicação prática de se viver em
harmonia, dentro do equilíbrio das polaridades da manifestação do TAO e
simbolizada pelo Tei Gi.
Os aforismos que compõem os 81 versos são de uma simplicidade
desconcertante e o que é bem especial, eles são adaptáveis a todas as
atividades, a todos os lugares, e a todas as épocas. Por esta razão é que
existem centenas de interpretações, cada uma delas especialmente direcionada
para um determinado campo de atividade. Por esta razão, de inicio o Tao Te Ching era uma obra destinada aos
sábios, aos líderes políticos, e aos governantes da China, mas, com o
transcorrer dos séculos, tornou-se uma obra destinada a qualquer pessoa.
Pela razão exposta o Tao
Te Ching é mais um texto de aplicação prática do que de ensinamentos
doutrinários diretos.
Originalmente no Tao Te
Ching foram usados cerca de 5.000 caracteres descrevendo o modo de
funcionamento e a manifestação do poder presente no mundo.
No Extremo Oriente o Taoísmo é praticado sob duas formas: o Taoísmo Filosófico
e o Taoísmo Religioso; cada uma estuda a natureza sob um ponto de vista
próprio. Os Taoístas filosóficos vêem os ensinamentos do Tao apenas como um
método de vida, como um guia para a vida buscando essencialmente achar a
harmonia entre o ser com a natureza. Esta corrente acredita que
se entendendo a harmonia da natureza é possível alterá-la mediante um processo
alquímico.
A escola filosófica Taoísta tem suas raízes nos escritos do séc.
XV e relacionadas com Lao Tsé. Após
haver ensinado durante toda sua vida Lao
Tzu estava decepcionado com o homem, que parecia não desejar seguir o
caminho da divindade. (Existem diversas traduções dos escritos de Tao, cada qual com
uma interpretação própria, e com algumas divergências, devendo-se, contudo,
levar em conta a existência. Existe grande dificuldade em se traduzir textos
que foram escritos em forma de parábola e em língua arcaica).
Os Taoístas
religiosos acreditam na existência de um lugar de grandes e pequenos deuses,
estudam a natureza procurando encontrar formas de mudá-la (alquimia).
Os Taoístas Religiosos desenvolveram complicadas cerimônias mágicas, e também
algumas formas de artes marciais, práticas mágicas, sendo a mais popular aquela
conhecida pelo nome de Bágua.
Na realidade o Taoísmo
baseia-se num dos Princípios Herméticos, o Principio da Polaridade
que diz ser a natureza bipolar, pois tudo nela tem um oposto.
Na essência o universo conhecido é composto de componentes opostos; vezes
físicas hard/soft; claro/escuro; vezes morais, bom/ruim; vezes biológicos,
masculino/feminino. Etc. Tudo no universo pode ser classificado em duas
polaridades Yang (pronuncia "yong") ou Yin.
Sua doutrina, em síntese, pousa no TAO – cuja noção metafísica é
Aquilo que existiu muito antes dos homens dele tomarem conhecimento. Quanto
ao significado vulgar, TAO quer dizer
via ou caminho. Ele porém é muito mais que tão simples definição. Basta dizer
que é impossível defini-lo sem o auxÍlio da noção exata de Yin-Yang.
Há muitos sentidos para o significado do nome Tao Te Ching. Um deles define o Tao
Te Ching como “As Leis da Virtude e seus caminhos”.
Tao Te King, também escrito Tao Te Ching (pronuncia-se: Dao Dê Jing)
significa: Ching (livro, escrito, manuscrito), Tao (Infinito, a Essência, a
Consciência Invisível, o Insondável, o como, de como as coisas acontecem).
Literalmente, portanto, significa “O livro de como as coisas
funcionam” e na realidade é este o seu objetivo, mostrar como as coisas no
universo funcionam segundo o Tao. Também significa “O
Livro que Revela Deus” e “O livro que leva à Divindade”.
Cita-se uma terceira obra atribuída a Lao-Tsé, a Chuang Tse,
mas em nossos dias pouco se sabe do modo como ele apresentou o Taoísmo.
Uma indagação comumente feita diz respeito à diferença que
existe entre o Taoísmo e o Confucionismo. Qualquer verdade atribuída
ao Taoísmo e ao Confucionismo tem que ser vistos lado a lado como duas formas
distintas direcionadas às condições sociais, políticas e filosóficas da China.
Enquanto o Confucionismo está muito relacionado às relações sociais, com a
conduta e a sociedade humana, por sua vez o Taoísmo tem um caráter muito mais
pessoal e místico.
Lao
Tsé pelo que se sabe foi verdadeiramente um sábio conselheiro,
razão pela qual atraiu muitos seguidores, embora sempre haja se recusado a
fixar suas idéias por escrito, por acreditar que as palavras poderiam
estabelecer algum dogma formal. Lao Tzu
desejava que a sua filosofia permanecesse apenas como um modo natural de vida
estabelecido sob uma base de bondade, serenidade e respeito.
Assim ele não estabeleceu nenhum código rígido de comportamento, preferindo
ensinar que a conduta de uma pessoa deve ser governada pelo instinto e pela
consciência.
Lao
Tsé, com sua sabedoria atraiu muitos seguidores, ensinava que nenhuma tarefa deveria ser apressada, bastante, que
tudo deve acontecer no seu devido tempo acreditava que a “simplicidade” era a
chave para a verdade e a liberdade, assim encorajava seus seguidores para
observarem mais a natureza do que aos ensinamentos de mestres;
a observarem e entenderem as leis da natureza, a desenvolverem a intuição e a
construir um poder pessoal a ser usado para se conduzir na vida com carinho e
sem imposição da força.
[1] No Site www.symbolsite.com
na sessão Taoísmo há uma aplicação dos 81 versos relacionados a relação entre
Mestre e discípulo.
[2] Existem diversas traduções dos escritos de Tao, cada qual
com uma interpretação própria, e com algumas divergências, devendo-se, contudo,
levar em conta a existência. Existe grande dificuldade em se traduzir textos
que foram escritos em forma de parábola e em língua arcaica.
[3] Há mais de uma grafia para este nome.
José Laércio do Egito - F.R.C.
email:
thot@hotlink.com.br
Outra Fonte...
O supremo Mestre chinês, nascido por volta de 604 a.C., tem sua
existência mesclada de fatos históricos e lendários. Em termos místicos, diziam
os antigos que ele foi concebido por sua mãe mediante o raio de uma estrela,
que o conduziu durante 160 anos. Lendariamente, afirmava-se que ele já nascera
velho e de cabelos e barbas brancos. Talvez haja nessa lenda a maneira poética
de justificar a sabedoria de Lao-Tsé.
Sua doutrina, em síntese, pousa no TAO – cuja noção metafísica é
Aquilo que existiu muito antes dos homens dele tomarem conhecimento. Quanto ao
significado vulgar, TAO quer dizer via ou caminho. Ele porém é muito mais que
tão simples definição. Basta dizer que é impossível defini-lo sem o auxÍlio da
noção exata de Yin e Yang.
Yin
e Yang
Os chineses, em sua linguagem metafórica, dizem que Yin expressa
as nuvens e o tempo sombrio, enquanto Yang assume a figuração de um sol acima
do horizonte. Por vezes Yin toma o aspecto obscuro e Yang, o luminoso em tudo
quanto existe na alma humana e na natureza. Ambos, no entanto, só existem
mediante a mútua correlação: um de sapareceria sem o outro. Eles equivalem ao
ritmo cósmico e telúrico. Yin é passivo e feminino; Yang é ativo e masculino.
No I Ching (Livro das
Mutações) obra de Lao-Tsé, o Yin é assinalado por uma linha interrompida: ——
——; e Yang por uma linha contínua: ————. A combinação dessas linhas forma os
trigramas e os hexagramas.
Os trigramas teriam sido revelados por Fo-Hsi, no século XXVIII
a. C.; segundo a lenda, este sábio os recebera de um Dragão vindo de um
rio...
Os trigramas são dispostos em forma circular em torno de Yin e
Yang e, comumente, servem como meio de proteção mágica. Até hoje são usados nas
portas dos magos orientais, tanto chineses quanto vietnamitas. Os trigramas,
por sua complexidade, merecem estudos mais acurados.
Os hexagramas estão reunidos no I Ching. São figuras de seis traços cada uma. Estes traços podem
ser contínuos ou descontínuos (—— ou — —). Eles representam o TAO ou princípio
universal que rege a ordem.
Os hexagramas são ao todo 64:
o primeiro, representando Yang, forma um grupo de 6 linhas
contínuas: o segundo, expressando Yin, forma o grupo de 6 linhas descontínuas:
Yang Yin
———— —— ——
———— —— ——
———— —— ——
———— —— ——
———— —— ——
———— —— ——
———— —— ——
As múltiplas combinações simbólicas dos hexagramas apresentam os
elementos constitutivos do Universo e a captação psicológica do indivíduo. Por
fim, os hexagramas formam um jogo de profunda complexidade.
Lao-Tsé
Até agora tudo que afirmamos acima favorece encontrar o valor de Tao defendido por Lao-Tsé.
Embora haja várias interpretações, o Tao, herdado por este
pensador da filosofia de Fo-Hsi, foi traduzido como razão, palavra (ou Verbo) e
senda. É interessante lembrar que quando os padres cristãos resolveram
verter para o chinês o Novo Testamento, de Jesus, colocaram no capítulo de João
o seguinte texto: "No começo foi o Tao, e o Tao estava com Deus
e o Tao era Deus."
Embora Lao-Tsé tivesse
se inspirado na doutrina de Fo-Hsi, mostrou interesse em conservar o sentido
tradicional, oculto, da palavra Tao.
No seu livro o Tao-te-King, afirma:
"O Tao que pode ser compreendido não
é o verdadeiro Tao."
Fo-Hi
Para Fo-Hsi o Tao não é a soma de Yin e Yang, uma vez que Yin e Yang
subsistem simultaneamente. O Tao porém não deixa de ser o regulador ou
equilíbrio entre as polaridades feminina e masculina ou negativa e positiva. O
Tao é, melhor dito, o princípio da ordem. Em parte é nesta ordem
que Lao-Tsé formula seu pensamento,
até quando desce à noção ética. Por isso ele deplora a desagregação da
sociedade de seu tempo, ausente do princípio moderador. Daí afirmar, com
veemência, no Tao-te-King: “Retirar-se para a obscuridade é o
caminho do Céu.”
A
obra de Lao-Tsé jamais foi do agrado
popular. Teria ele sido, para muitos eruditos, mais um pensador do que
propriamente um escritor. Por isso contam-se fatos curiosos a seu respeito.
Entre eles ficou a história do imperador chinês, do III século de nossa Era,
que, gostando do livro de Lao-Tsé,
lia-o para os súditos diariamente, mas ameaçava com cruéis castigos o ouvinte
que se espreguiçasse ou bocejasse durante a leitura do Tao-te-King.
Não era porém tão insípido o texto taoísta. Nesse ponto, a
opinião de Confúcio é-lhe extremamente favorável. Não importando que a direção
mental de Confúcio e Lao-Tsé tomem , não raro, caminhos opostos.
Este foi mais metafísico, aquele mais pragmático. Quando Confúcio encontrou com
Lao-Tsé,
tinha 30 anos e o velho mestre 80. Ambos, por seus títulos, atingiram a mesma
grandeza: Lao e Kung, possuem o mesmo significado de mestre.
As afirmações morais de Lao-Tsé
se antecipam muitas vezes ao pensamento de Jesus. Diz ele: “Aos que são bons para mim, eu sou bom. E aos
que não são bons para mim, eu também sou bom.” E mais adiante afirma: “Pague a ofensa com a bondade.” Aliás,
já tem sido muito estudada a similitude entre o pensamento de Lao-Tsé e do
Nazareno.
Lastimavelmente, através do tempo, houve um processo
degenerativo dos conceitos básicos, espirituais do verdadeiro taoísmo.
A fonte porém ainda pode ser encontrada em sua pureza por todos
que prefiram ler e, meditativamente, vencer as dificuldades da obra de Lao-Tsé. Os comentários sobre as grandes
doutrinas são quase sempre desabonadores e perigosos quanto à desvirtuação dos
textos originais.
Em seu sentido mais antigo, o Tao-te-King era traduzido com mais acerto como o Livro da
Perfectibilidade da Natureza. Isto advindo do teor cosmogônico que, por sua
vez, abrangia as doutrinas fundamentais da Cosmogênese.
Afirmava Lao-Tsé, em
sua obra, que no princípio não havia nada além do Espaço Infinito. A Vida
fez-se por si mesma ou seja do Princípio que existe e desenvolve por si
próprio. É aqui que então se enquadra o
termo Tao, desconhecido e insondável. Do mesmo modo, a Natureza, para esse filósofo oriental,
era incriada, inata e eterna em sua energia. Seu conceito filosófico deixa
dúvidas quanto a sua crença em Deus, ou seja, num Deus cultuado e
aceito pela maior parte das religiões; pois o Tao que ele
adotava em sua dissertação jamais se poderia chamar de uma divindade.
Por fim, o Tao permanece envolto em mistério. Se não é Deus
como transparece nas afirmações de Fo-Hsi
e de Lao-Tsé, ele é semelhante a um
Poder de plena energia onipresente. Isto é o que se deduz das últimas lições
que o autor do Tao-te-King deu a
Confúcio:
"O
Tao não é algo que se possa oferecer como uma dádiva,
nem
legá-lo aos filhos. A única maneira de possuí-lo
seria a de dar-lhe lugar no coração."
Lao-Tsé
Pintura
da Dinastia
Qing onde Confúcio
apresenta
a Lao Zi
o
jovem Buda Gautama
“Há
um Tempo para estar na frente,
um Tempo para estar atrás,
um Tempo para estar em movimento,
um Tempo para estar parado,
um Tempo para ser vigoroso,
um Tempo para estar exausto,
um Tempo para estar em segurança,
um Tempo para estar em perigo.
O mestre vê as coisas como elas são,
sem tentar controlá-las.”
um Tempo para estar atrás,
um Tempo para estar em movimento,
um Tempo para estar parado,
um Tempo para ser vigoroso,
um Tempo para estar exausto,
um Tempo para estar em segurança,
um Tempo para estar em perigo.
O mestre vê as coisas como elas são,
sem tentar controlá-las.”
Lao-Tsé
Não
lembra Jó, no livro bíblico?
Lao
Zi representado
como divindade Taoísta
Frases
de LAO-TSÉ:
“Quando
o líder efetivo dá o seu trabalho por terminado,
as pessoas dizem que tudo aconteceu naturalmente.”
“As
palavras verdadeiras não são agradáveis
e
as agradáveis não são verdadeiras.”
“Quem
conhece a sua ignorância
revela
a mais profunda sapiência.
Quem
ignora a sua ignorância
vive
na mais profunda ilusão.”
“O
sábio pode descobrir o mundo
sem
transpor a sua porta.
Vê
sem olhar, realiza sem agir.”
“Conhecer
os outros é inteligência,
conhecer-se
a si próprio é verdadeira sabedoria.
Controlar
os outros é força, controlar-se
a
si próprio é verdadeiro poder.”
“Quem
conhece os outros é sábio;
Quem
conhece a si mesmo é iluminado.”
“Se
não podes avançar uma polegada,
retrocede
um pé.”
“Saber
que não se sabe, isso é humildade.
Pensar que um sabe o que não sabe, isso é
doença.”
“Na
condução das questões humanas
não
existe lei melhor do que o autocontrole.”
“Aquele
que tudo julga fácil,
encontrará
muitas dificuldades.”
“Nada
é impossível a quem pratica a contemplação.
Com
ela, tornamo-nos senhores do mundo.”
“Para
ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias.
Para
ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.”
Consulta:
A Terra tem sido visitada por grandes seres, ao longo de milênios, vindos de mundos bem mais avançados do que este. Esperamos que um dia a luz de uma consciência maior se faça em toda a humanidade.
ResponderExcluir🌻 paz e luz 🌻⭐
ResponderExcluir